O CASO CUCA E OS JULGAMENTOS

FOTO: Uol

FOTO: Uol

Vou esclarecer algumas situações, e espero que fique bem claro, porque já tem puxa saco fazendo inferninho pelos cantos obscuros do WhatsApp (rs… pior que sei quem é e a pessoa sempre foi assim) sobre uma determinada situação aí.

Vamos lá. Trabalho na TV Bandeirantes, sou editor do Os Donos da Bola, programa esportivo. Portanto falamos de Cruzeiro, do rival e as vezes do América. NUNCA escondi de ninguém meu time, SOU CRUZEIRENSE, apaixonado, como todo torcedor deve ser, (todo jornalista esportivo que milita no futebol tem um time, se não tivesse não cobriria o esporte. Estaria fazendo vôlei, basquete, política, cultura, menos o futebol) mas, preste atenção, quando entro no prédio da Band, eu deixo a minha paixão pelo Cruzeiro do lado de fora.

Não vou ser hipócrita de falar: “Ah! Eu sou o imparcialzão!”. Mentira! Nenhum jornalista esportivo que milita no futebol é imparcial. O que somos é isentos e da minha isenção eu não abro mão, nem por time A ou B. Porque amigo, quando um jornalista esportivo se julga no direito de dispensar a sua isenção, ele passa a dever favores, aí fica com o rabo preso e pronto!!! Desgraçou tudo. Aí lá se vai a credibilidade, a seriedade, o profissionalismo e quando isso acontece o melhor a se fazer é procurar outra profissão ou outra área dentro da comunicação para atuar.

Dito isso, quero explanar sobre o caso Cuca. Eu, Heverton e Stefano estávamos na redação da Band, conversando sobre o programa, o que iriamos fazer, falar e tal… Quando nos chega a informação de uma fonte quentíssima, mas muito mesmo, que o Cruzeiro teria procurado o treinador Cuca e que ele teria ficado muito satisfeito com o interesse, mas que devido a sua história recente com o Atlético ele não poderia aceitar o convite.

O que fizemos? Analisamos a informação, concluímos que era de muita relevância, depois pesquisamos sobre a fonte, se podíamos confiar, se tinha credibilidade. Constatamos que era confiável. Chegamos a esse veredito de uma forma bem simples. Todas as vezes que essa fonte nos passou algo, realmente era verdade.

Tudo devidamente checado, chegou a hora de repassar a informação e qual seria o lide* da notícia? Cruzeiro procurou Cuca e o treinador não aceitou o convite, devido ao seu passado recente no Atlético.

Viu! É assim que se faz!!! Pois é! Mas para o torcedor Cruzeirense, esse lide além de não estar correto, foi considerado por muitos como tendencioso.

Acho que para agrada-los, a forma correta de dar a notícia seria: Cruzeiro procurou Cuca e treinador diz não. Talvez assim ficaria melhor: Cruzeiro procurou o fracassado do Cuca, e o imbecil não aceitou. Para ficar bão mesmo, para agradar até o Cruzeirense mais exigente: Cruzeiro procurou um treinador fracassado, péssimo, ruim mesmo, ele aceitou, mas o clube pensou bem e desistiu do negócio. Chateado pela dispensa, técnico suicidou.

O Galera, PORRA! Vamos ter também um pouco de senso (senso e paixão pelo time não combinam, eu sei!!! Mas não custa tentar). Eu entendo o lado do torcedor, sei que é foda, tem notícia que é de cair o cu da bunda, mas o clube procurou o treinador, a direção está à procura de um substituto para o Deivid, ou alguém tem dúvida disso? O mercado de treinadores ta uma draga, pouquíssimos nomes bons no mercado, era até natural que procurassem o Cuca! Se ele não quis! Isso é um problema dele. Perdeu uma grande chance de retornar ao Maior de Minas.

Era nossa obrigação repassar a informação, ou não?

Torcedor, não perca o foco. O time do Cruzeiro tá mal treinado e pelo jeito mal dirigido. O Brasileiro tá chegando e até hoje a equipe não tem um padrão de jogo. Espera aí, mal sabemos quem são os 11 titulares.

Então parem de mimimi, fiquem tranquilos. O trabalho na Band é bem feito e com isenção, sou muito chato, pego no pé, cobro e sou cobrado. NUNCA e NUNCA mesmo, eu, ou seja lá quem for da equipe do Os Donos da Bola, vai inventar uma informação para prejudicar ou ajudar clube A ou B. Jamais omitiremos alguma notícia de relevância para beneficiar clube A ou B. Ali dentro tem Cruzeirenses e Atleticanos, mas antes disso, antes de sermos torcedores apaixonados, somos profissionais, nossa paixão fica da porta para fora. Temos um compromisso com o nome da empresa, respeitamos os nossos telespectadores e zelamos pela nossa profissão.

Não queira ler, ver e ouvir somente o que lhe agrada e desconfie quando isso acontecer, porque com certeza estão levando mentiras até você. Lembre-se que alguns remédios são terríveis, porra!!! Como gostar de um injeção? Mas se a cura estão neles… Fazer o que… É relaxar e deixar arder.

Não estou falando para você ser uma vaquinha de presépio e aceitar tudo que lhe é passado, não caia nesse erro.

Vivemos uma era extremamente tecnológica, temos acesso a todo tipo de informação, a tempo e a hora e tudo na palma de nossas mãos. Esse fato gerou uma necessidade no mercado de produzir muitas, várias notícias, praticamente uma linha de produção informacional. Como não somos maquinas, a informação que tem chegado a você, vem perdendo qualidade e muitas vezes em apenas 140 caracteres.

Lhe cabe ter discernimento de escolher os veículos midiáticos que tenham credibilidade, que tratam a informação com responsabilidade, que sejam isentos e que respeitem a sua audiência.

Afinal meu amigo, opção é que não vai lhe faltar para ficar informado sobre seu time do coração, porque o que tem de site, programa de rádio e TV que falam de futebol não tá no gibi.

Pense bem… Já passou pela sua cabeça como a vida dos dirigentes seriam fáceis se nós omitíssemos os erros deles? Político ia amar, já pensou? O pouco que descobrimos quase não da em nada para essa turma, imagina se realmente não noticiássemos nada? Amigo, nem país teríamos, eles já o teriam vendido. (se bem que acho que já venderam)

Para você aí que fica fazendo inferninho dentro de clube, vá preocupar com seu setor, que há muito tempo fica dependendo da torcida para fazer uma campanha de marketing virar.

*Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que?

Um Abraço

Rodrigo Genta

 

Comentários

Comentários

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sobre Programa Rivalizando

Rivalizar é preciso e faz bem

11 Respostas de “O CASO CUCA E OS JULGAMENTOS”

  1. Santos 11 de março de 2016 at 19:39 #

    Falta um comentarista cruzeirense no programa. Por mais que as frangas “profissionais” digam que são isentas. Ver o Cadu e Dimara insistindo na permanência do Deivid chega a ser patético!

  2. Marcos Daniel 11 de março de 2016 at 20:50 #

    Pô nação, o cara não quis vir e pronto! Fazer oq??? Azar! Opção melhor q ele não falta. Segue e sem mimimi.

  3. Eustaquio 12 de março de 2016 at 07:43 #

    Penso que a diretoria atual deveria dar uma chance a Adilson Batista que já mostrou competência com times medíocres. Com inatural elenco do Cruzeiro ele seria campeão de qualquer campeonato que entrar.

    • Flávio 12 de março de 2016 at 17:01 #

      Concordo plenamente com vc! Mas seria outro inferno a pressão da imprensa mineira contra o cara. Gostam de quem aceita td q eles falam.

  4. José 12 de março de 2016 at 08:08 #

    Que bom q ele não quis, nunca fez nada de muito relevante. Ganhou a libertadores ok, mas passou vergonha pra um time marroquino, e depois se escondeu lá na China onde não arrumou muita coisa tbm, perdendo seis títulos para o Felipão em total decadência.

    • Wescley 12 de março de 2016 at 09:14 #

      Fato

  5. Cristiano 12 de março de 2016 at 10:13 #

    Assim que se noticia, assim que se escreve.
    O famoso “rasgado”.

  6. Flávio 12 de março de 2016 at 17:00 #

    Respeito sua imparcialidade mas do lado de Vespasiano ela não existe, poderia citar vários da galopress. Abraços!

  7. Wesley 12 de março de 2016 at 20:10 #

    Cara ,eu sou telespectador do programa e vejo o Heverton como um jornalista muito sério (apesar das brincadeiras)mas ver o Cadu e a dimara que já trabalharam no cruzeiro sempre minimizando o clube e engrandecendo o lado de Vespasiano da nó nas tripas, o Panzi mesmo franga é o mais profissional dos três comentaristas .O que eu quero dizer afinal é que falta um comentarista ccruzeirense de verdade e que passe a verdade nos comentários, pois ao meu ver só o que é assumidamente atleticano faz isso..

  8. samuel 13 de março de 2016 at 00:58 #

    Nada de anormal! Historicamente, a pauta seria diferente pra falar do atlético, pois sabemos que no comando há um velhinho, que não deve ser contrariado… Não queiram justificar e falar que é “mimimi”! A resposta que o Cruzeiro tem dado e se a imprensa mineira pudesse arrancaria: Está nas prateleiras da sede.

    Vcs fazem de tudo pra igualar as forças em MG, sendo o menosprezo um dos artificies. MG é o único lugar no mundo, onde o tamanho dos clubes não são medidos pelas conquistas de 1ª linha.

  9. scarabeli 13 de março de 2016 at 10:11 #

    uma pessoa citou ai pra ter um cruzeirense representante na bancada disse tudo e PATETICO o que a Dimara que todos sabemos que sem BI e o Kadu que nao deixa duvidas que e sem bi tambem fazem tudo pra o Anciao ficar com esta M de treineiro , portanto nao tem muita insençao nao viu Genta

Deixar uma resposta